PAÇOS DE FERREIRA – CIDADE EDUCADORA

PAÇOS DE FERREIRA – CIDADE EDUCADORA

O Município de Paços de Ferreira, há vários anos, que integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras – AICE. Este movimento internacional, no início do ano 2020, tinha como membros mais de 500 cidades de 36 países distribuídos por todos os continentes.

Em Portugal, integram este movimento mais 80 cidades que constituem a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, coordenadas pelo Gabinete das Cidades Educadoras do Município de Lisboa. 
O Movimento das Cidades Educadoras assenta numa Carta de Princípios que representa o compromisso com um modelo de cidade regida por valores de inclusão, igualdade de oportunidades, justiça social, democracia participativa, convivência entre diferentes culturas, diálogo entre gerações, promoção de estilos de vida saudáveis e respeitadores do meio ambiente, planificação de uma cidade acessível e interconectada, cooperação e paz, entre outros aspetos. Estes princípios estão alinhados com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável.
Não existe uma forma única de construir uma Cidade Educadora, mas a Educação e o trabalho em rede assumem-se sempre como prioridade na agenda municipal.
 
 
Carta das Cidades Educadoras ACEDA AO LINK AQUI
Conceito das Cidades Educadoras ACEDA AO VIDEO AQUI
Página web AICE ACEDA AO LINK AQUI