Atendimento Social

A Divisão de Ação Social disponibiliza um serviço de atendimento social aos cidadãos do concelho, orientando e apoiando socialmente indivíduos e famílias em situação de carência.

O atendimento social tem como prioridade ser um serviço de proximidade com os munícipes, possibilitando o acesso a um conjunto de sistemas sociais básicos, de forma a permitir a sua inserção nos domínios social, económico, institucional, territorial. Ou seja, uma resposta adaptada à diversidade de problemáticas sociais, que coloca sempre as pessoas em primeiro lugar.
Objetivos

• Criar respostas de carácter integrado para famílias económica e socialmente vulneráveis
  • Otimizar recursos, reduzir o tempo de espera e dar resposta aos problemas identificados
  • Permitir uma maior eficiência e eficácia da intervenção

Serviço de Atendimento Permanente/encaminhamento para as respostas sociais locais

Assegurado por técnicos da área social

• De 2ª a 5ª feira  - das 9h às 18h
  • 6ªas feiras – situações de emergência

Atendimento Integrado

No âmbito do Protocolo celebrado com a Segurança Social e vários parceiros, 2 técnicas de Serviço Social asseguram o Atendimento de ação social da responsabilidade da Segurança Social na freguesia de Arreigada e parte da freguesia de Freamunde.

Rendimento Social de Inserção

O Município de Paços de Ferreira é parceiro obrigatório do Núcleo Local de Inserção, disponibilizando a tempo parcial 2 técnicas de Serviço Social que assumem o acompanhamento de cerca de 50 famílias beneficiárias do RSI.