Património e Tradições

Património e Tradições

As terras de Paços de Ferreira são povoadas por um conjunto de relatos orais que nos devolvem ao simbólico e às origens.
À volta da Citânia, como principal marco do passado e nebuloso monte de mistérios, as gentes (pastores, lavradores, pedreiros, guerreiros e senhores medievais) foram desenvolvendo, criando e recriando um conjunto de lendas verdadeiramente notável.
A mítica presença dos mouros e os seus poderes esotéricos perpassam e dinamizam grande parte do maravilhoso: A Estrada Subterrânea; A Fonte da Jóia; A Fonte da Moira; A Fonte de Grades; O Martelão da Citânia; O Penedo do Sino; O Penedo Rebolão; Os Três Sapinhos do Hortal. Os tesouros, a força e a beleza mourisca (feminina e masculina) ficaram por cá, aquando da reconquista cristã, e só a muito custo se vão libertando do encantamento e da própria Natureza: fontes, penedos, ervas, sardões, vacas, cabras, sapos, …
As referências ao cristianismo, não vão além da lenda do Senhor de Pedra, do “milagre” de São Tiago e da alusão, na lenda de O Martelão da Citânia, à capela do Senhor do Padrão (Monte Córdova) e ao Mosteiro de São Pedro de Roriz.
É curioso verificar que, tirando as complexas relações de O Martelão da Citânia, o lendário pacense não guarda memória oral dos crúzios ou templários, nem em Sanfins.

 

Cultura e Lazer