
O Município acredita que a educação representa um papel chave tanto no desenvolvimento pessoal quer no desenvolvimento da comunidade.
Educa-se na escola mas também se educa no meio em que vivemos. Assim, o nosso projeto autárquico assenta numa educação inclusiva e ao alcance de todos. Uma educação que responderá tanto aos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem como aos alunos com maiores capacidades e vontade em aprender, respondendo assim a um dos principais desafios que temos como sociedade.
Alcançar uma educação inclusiva, que acolha todas e todos implica desenvolver uma educação cooperativa numa sociedade cada vez mais competitiva, isto quando vivemos com modelos educacionais conservadores, onde os menos capazes tendem a ser excluídos e segregados.
Por isso, o compromisso com a Educação será sempre uma preocupação do Município.
Continuaremos a defender o serviço público da Educação, pois consideramo-la como um serviço essencial, que deve ser acessível a todos, sem distinção de classes, em condições de igualdade de oportunidades, com garantia de regularidade e continuidade, adaptada progressivamente às mudanças sociais e novas necessidades educativas.
A educação ultrapassa o contexto escolar, por isso defendemos que a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia cooperem com o cumprimento dos principais objetivos do sistema educativo:
|