Mais apoio às famílias

Para além dos normais serviços sociais prestados pela Câmara Municipal no apoio às populações, destacam-se também os serviços de apoio à família ao nível da educação:

Serviço de Apoio à Família no Ensino Pré-Escolar: Coordenação da implementação do Serviço de Apoio à Família no ensino Pré-Escolar, desenvolvido no âmbito do Acordo de Colaboração assumido, em Dezembro de 1998, entre a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social e a Direcção Regional de Educação do Norte. Este serviço é composto pelo Serviço de Almoço e Serviço de Prolongamento de horário.

Serviço de Almoço no 1º Ciclo: Coordenação do Serviço de Almoço no 1º Ciclo do Ensino Básico, com base em protocolos estabelecidos com várias IPSS`s do concelho;

Outros Serviços: Atribuição de subsidio de acção social escolar; Articulação com os agrupamentos de escolas na sinalização de situações e actuação junto de menores em risco; Articulação com a CPCJ na intervenção junto das situações de abandono escolar – em 2001 Paços de Ferreira tinha uma taxa de abandono escolar de 7.3%, neste momento a taxa é inferior a 1%; Apoio na área da psicologia, através da avaliação psicológica de alunos com insucesso escolar, em risco de abandono e outras problemáticas.

Programas de Educação e Formação para Jovens: Apoio na apresentação de candidaturas pelas Escolas E.B. 2.3 aos Programas de Educação e Formação para Jovens – CEF.

Programas Integrados de Educação e Formação – PIEF: Dinamização e acompanhamento de programas integrados de educação e formação – PIEF – no âmbito do Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil. Actualmente estão a funcionar 2 cursos para equivalência ao 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico.