Plano Municipal da Cultura 2017

A cultura, na qualidade de dimensão crucial da participação cívica e da cidadania ativa e participativa, constitui-se, a par da educação, um dos pilares da coesão social, do pleno desenvolvimento dos nossos cidadãos.

Em 2017, continuaremos a promover a democratização do acesso à cultura, nas suas mais diferentes manifestações, através de uma programação cultural apelativa, diversificada e inovadora, valorizando o nosso património histórico, material e imaterial. Monumentos, saberes, modos de fazer, formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições que, no seu conjunto, formam o nosso ADN coletivo.

Para que a cultura chegue a todos os cidadãos (essencial para a coesão social e para o progresso/ desenvolvimento da sociedade) é estratégico que o Município e as Entidades Locais Culturais, Recreativas e Educativas (instituições, comunidade educativa, agentes culturais, criadores e movimento associativo) unam esforços, partilhem recursos e informação que permita criar uma AGENDA CULTURAL DO CONCELHO, que promova a diversidade, a democratização do acesso à cultura e, sempre que possível, a não sobreposição de eventos culturais nas mesmas datas. Desta forma os nossos cidadãos poderão usufruir de serviços culturais de maior qualidade.

Plano Municipal da Cultura 2017 (.pdf)