Desporto

O desporto representa os valores mais nobres da cidadania: trabalho em equipa, solidariedade, integração, esforço, saber ganhar e saber perder. O desporto tem uma relação estreita com a educação, a saúde e qualidade de vida dos cidadãos de Paços de Ferreira. Por isso o desporto constitui um meio privilegiado de educação e um instrumento valioso de integração.

A Câmara Municipal aproveitará o potencial que oferece o desporto como meio de rejeitar e combater todos os comportamentos discriminatórios entre cidadãos, garantindo igualdade no acesso a todos os munícipes, razão pela qual tem vindo a defender que as subvenções municipais, de modo particular na formação de crianças e jovens, tenha em conta este princípio da igualdade entre pessoas.

Para o Município, o desporto desempenha um papel de integração social, de educação e de contribuição para a saúde pública, assim como alicerce dos valores ligados ao respeito mútuo, à tolerância, ao desportivismo e a não discriminação.

Por isso, impulsionaremos políticas públicas de promoção desportiva mediante a elaboração de um Plano Estratégico Municipal do desporto e da atividade física com projeção até 2020. Trata-se de realizar um diagnóstico da situação desportiva local; traçar as linhas estratégicas do futuro, os objetivos básicos e um plano de ação sistemático com a colaboração e consenso com todos os agentes desportivos implicados (clubes, sistema educativo e poder autárquico /juntas de freguesia e câmara municipal).