Concelho

Paços de Ferreira, um destino capital

Quem chega a Paços de Ferreira fica rendido pela história inerente ao património material e imaterial que o concelho dispõe.

Conhecido como a Capital do Móvel, Paços de Ferreira é hoje o maior centro de negócios de mobiliário do país, centralizando-se aqui o escoamento de grande parte da produção nacional de móveis, tendo a maior representatividade no setor.

Percorrer a Citânia de Sanfins ou o Mosteiro de Ferreira é fazer uma viagem no espaço e no tempo. Esta estação arqueológica espelha uma atmosfera subtil, sendo uma das estações mais significativas da cultura castreja do Noroeste Peninsular e da Proto-história europeia. Já o Mosteiro de Ferreira evoca uma força e robustez impressionantes. Classificado como Monumento Nacional, o Mosteiro de Ferreira é uma das joias do património românico das Terras de Sousa.

E além deste itinerário geográfico, histórico, cultural e até mesmo afetivo, pode encontrar a nossa sublime gastronomia, como o Capão à Freamunde, um ex-libris da cidade de Freamunde, ou as Rochas da Citânia, as Brisas do Pilar e os Calvários, doces típicos da região que trazem memórias diversas.

O melhor destino é aquele que for capaz de atrair pessoas, estreitar laços, deixar afetos, proporcionar experiências. E Paços de Ferreira quer ser esse destino.

Esperemos que todos os que nos visitam, que, ao partirem, reconheçam as nossas potencialidades, recomendem o destino, e que sintam vontade de regressar. Estamos à vossa espera.

 

Turismo