Plano Estratégico de Desporto

Plano Estratégico de Desporto

O desporto nos tempos atuais, é um reflexo da própria modernidade, estando associada ao surgimento de novos valores que enaltecem o lazer e o tempo livre como espaço importante para a realização humana, ou seja, tem um objetivo mais abrangente que é a participação do cidadão comum em atividades de lazer e de realização pessoal.

Sendo a maioria dos novos equipamentos desportivos, de carácter público, impõe-se um esforço de racionalização no que se refere á sua tipologia, distribuição geográfica e processo de gestão, para que se garantam as melhores escolhas em termos sociais e de custo/benefício.

Os equipamentos desportivos devem integrar-se, obrigatoriamente, de forma harmoniosa e coerente em toda a comunidade local, sendo a única forma de resposta às necessidades das populações e um meio de transmissão do Desporto para Todos.

Pode então afirmar-se que o século XXI se caracteriza por um aumento do tempo livre dos cidadãos que poderá, pelo menos em parte, vir a ser ocupado em atividades desportivas, individuais ou coletivas, formais ou informais, e que devem visar o bem-estar físico e psíquico, o equilíbrio com o meio ambiente, a integração social, ou seja, em termos globais para uma melhoria da própria qualidade de vida.

Atualmente, homens e mulheres passaram a desejar praticar desporto. Para jovens e crianças é fundamental que se dediquem a uma sólida educação desportiva/física como aperfeiçoamento do seu crescimento. A população adulta tomou consciência das vantagens de uma prática desportiva regular visando a manutenção, a recuperação e a reconstrução da força de trabalho. A população mais velha apercebeu-se que a atividade física diferenciada, realizada de uma forma mais quotidiana e de baixa intensidade, torna-se um fator de prevenção de uma lista extensa de doenças, da melhoria da sua qualidade de vida e no prolongamento da sua própria vida.

Nos dias de hoje são as autarquias locais que garantem a prática desportiva das populações. O apoio ao movimento associativo, a construção de instalações desportivas e a oferta de serviços desportivos à população local são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

 

Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo desportivo DOWNLOAD.pdf

Para poder visualizar ficheiros PDF necessita de ter o Adobe Reader instalado no seu computador.
Pode utilizar o seguinte endereço para efectuar o download do programa de instalação.