Abastecimento/Saneamento

A gestão das redes de abastecimento e saneamento de Paços de Ferreira representa um processo exigente e complexo, cujos objetivos só são dados como cumpridos quando se alcança a satisfação permanente  e total de todos os municipes do concelho.

Entidade responsável

Os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais urbanas estão concessionados a um grupo privado ao abrigo de um contrato de concessão, celebrado em 30 Julho de 2004, por um período de 35 anos.

Os serviços acordados no contrato traduzem-se na captação, no tratamento, na distribuição de água para consumo público, na drenagem e no tratamento de águas residuais urbanas.

Ao Município cabe a execução das obras inerentes à extensão dos sistemas, nomeadamente de prolongamento para atendimento de novos utilizadores e de reabilitação, no sentido de promover a melhoria da qualidade do serviço prestado e o cumprimento das normas regulamentares em vigor.

A essa enpresa privada compete efetuar os trabalhos de manutenção, reparação e conservação das infraestruturas dos sistemas, quer ao nível da construção civil, quer de equipamentos elétricos, eletrónicos, mecânicos e eletromecânicos.

Nos trabalhos de manutenção está integrada a reparação da tubagem, incluindo a respetiva substituição até ao comprimento de 15 metros no caso da rede pública de distribuição de água e até 60 metros para a rede pública de drenagem de águas residuais urbanas.

A emprtesa é, igualmente, responsável pela manutenção, reparação e renovação dos ramais domiciliários e contadores, excetuando os ramais executados simultaneamente com redes novas.

Relatório de Qualidade da Água para Consumo Humano - 1º Trimestre de 2023 (PDF)

Relatório de Qualidade da Água para Consumo Humano - 2º Trimestre de 2023 (PDF)