Parque Urbano de Paços de Ferreira

A Estação de Leite e Lacticínios (Agrária) da Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro-e-Minho passou, resultado de um protocolo, para a responsabilidade da Câmara Municipal de Paços de Ferreira onde foi instalado talvez o mais bem localizado Parque Urbano do país, no coração da cidade, ao lado do edifício dos paços do concelho. Cerca de 195.000 m2 em pleno centro urbano da cidade de Paços de Ferreira são diariamente visitados por centenas de pessoas que procuram um refúgio verde para caminhar, tomar um café, ou levar as crianças ao parque infantil, num contacto muito directo com um espaço rural. Trata-se de um Parque Urbano de cariz ambiental, rural e de lazer, capaz de potenciar a socialização e de fomentar o aprofundamento da identidade colectiva. No total o parque representa 4% da área total da freguesia.
Reconhecendo como relevante a memória histórica da Estação de Leite e Lacticínios no Concelho”, a Câmara Municipal pretende que em relação directa com o Parque Urbano o Ministério da Agricultura continue presente no Concelho, através de um Centro Experimental em Modo de Produção Biológico, que integrará um Museu do Queijo e um posto de venda com os mesmos queijos, etiquetas e as mesmas designações.
Para além desta unidade museológica a autarquia pretende fazer deste espaço nobre abraçado pelo núcleo urbano da cidade de Paços de Ferreira, um pólo aglutinador na área do desporto, da cultura, da juventude e, acima de tudo, da família, através da criação de percursos pedonais e de lazer e de recreação infantil.
O Parque Urbano de Paços de Ferreira, pela sua localização, será dos poucos a nível nacional a situar-se no próprio coração da cidade.