Comissão de proteção aos idosos

O QUE É?
A Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Paços de Ferreira é uma equipa de trabalho multidisciplinar, que visa promover os direitos do idoso e prevenir ou responder a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar da população idosa do Município de Paços de Ferreira.

OBJETIVOS:

a) Prevenir ou responder a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem -estar dos idosos;

b) Promover os direitos dos idosos;

c) Proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos idosos;

d) Combater a exclusão social na população idosa;

e) Manter o idoso na sua habitação e meio natural, em segurança.

DESTINATÁRIOS

A CMPIPF destina -se a todos os idosos, com mais de 65 anos, que sejam residentes no concelho de Paços de Ferreira e que se encontrem em situação de isolamento social, solidão, marginalização, negligência ou maus tratos físicos; violência económica; privação de liberdade e violência sexual e cuja situação apresente uma ameaça ao seu bem -estar e segurança.

Podem ainda ser abrangidos pela CMPIPF outros adultos, com idade inferior a 65 anos, desde que se encontrem em situação de dependência de 3.ª pessoa e seja comprovada ausência de retaguarda e apoio institucional.

COMPOSIÇÃO DA CMPIPF

1 — A CMPIPF é composta por representantes das seguintes entidades, convidadas para o efeito:

a) Município de Paços de Ferreira, que preside;

b) Representante do Instituto de Segurança Social — Centro Distrital;

c) Representante da Unidade de Saúde Pública — ACES Vale do Sousa Norte;

d) Representante da Guarda Nacional Republicana;

e) Representante das Instituições Particulares de Solidariedade Social com valências na promoção e proteção de idosos, eleitas de entre todas as IPSS’s do concelho de Paços de Ferreira;

Podem ainda colaborar com a CMPIPF as seguintes entidades:

a) Juntas de Freguesia;

b) Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários;

c) Grupos de Voluntariado;

d) Outras Instituições Particulares de Solidariedade Social.

COMO FUNCIONA?

A CMPIPF exerce a sua competência na área do município, onde tem sede. Reúne sempre que hajam situações sinalizadas, devidamente fundamentadas. As denúncias recebidas no âmbito da CMPIPF são analisadas por todos os elementos, em sede de reunião, e distribuídas a uma equipa coordenadora que fará a avaliação diagnóstica da situação e à qual compete mobilizar os recursos disponíveis para assegurar de forma global, coordenada e sistémica, todos os apoios e acompanhamento de que o idoso necessita.

COMO PARTICIPAR UMA COMUNICAÇÃO?
A comunicação pode ser efetuada pessoalmente ou por escrito;
• Pelas entidades policiais, estabelecimentos de saúde, Instituições, entre outros;
• Pelo próprio idoso;
• Por vizinhos e familiares.
A confidencialidade da comunicação é garantida sempre que solicitado.

Regulamento- download .pdf

Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Paços de Ferreira