Capital do Móvel

A indústria é hoje sinónimo de uma atividade económica que se estende da conceção e design até à comercialização, incorporando e requerendo mais qualificações, impondo uma organização de tipo diferente, corporizando-se em novos modelos de negócio, gerindo mais recursos e implicando novos riscos.

A crise do sector da construção em Portugal e a crise económica em que o país se encontra embrulhado constituiu um tsunami para muitas das pequenas empresas de mobiliário do nosso concelho.

Importa pois, definir um Plano Estratégico que inverta a tendência falimentar de grande parte das empresas do mobiliário do concelho.

Para a Câmara Municipal de Paços de Ferreira a internacionalização constitui hoje a maior prioridade do Plano Estratégico que se pretende instituir no concelho por forma a revitalizar rapidamente a indústria e o comércio do mobiliário.

A excelência das empresas de Paços de Ferreira e dos produtos que produzem é uma mais-valia que deve ser preservada e promovida. Deste modo entendemos que é essencial que a marca Capital do Móvel, detida e registada a favor da Câmara Municipal, seja utilizada para internacionalizar o nosso concelho, o que este produz e comercializa muito bem: Mobiliário.

O mundo é o palco em que Paços de Ferreira tem de existir. Sabemos bem que a promoção e distribuição exigem um esforço financeiro e um envolvimento do negócio muito diferente da produção e comercialização, o que não está ao alcance da maioria das empresas deste concelho.

O sucesso comercial e industrial das empresas do nosso concelho dificilmente poderá resultar dos esforços individuais das suas pequenas empresas como são as que caracterizam o comércio e indústria do mobiliário. Individualmente as empresas não têm recursos financeiros para poderem participar em feiras internacionais, nem dimensão suficiente para rentabilizar os resultados dos investimentos que possam fazer, para além de limitados recursos internos que constituem um entrave à sua promoção.

O Plano Estratégico que o Município desenvolverá permitirá resolver todas estas questões, constituindo-se a Câmara Municipal de Paços de Ferreira como grande agente da Mudança que congregará vontades e recursos, entusiasmo e liderança, conseguindo aquilo que individualmente se torna demasiado difícil a cada empresa.

Contamos aceder a Fundos Comunitários para realizar este processo de a internacionalização.

Capital do Móvel