Educação

O Município acredita que a educação representa um papel chave tanto no desenvolvimento pessoal quer no desenvolvimento da comunidade.

Educa-se na escola mas também se educa no meio em que vivemos. Assim, o nosso projeto autárquico assenta numa educação inclusiva e ao alcance de todos. Uma educação que responderá tanto aos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem como aos alunos com maiores capacidades e vontade em aprender, respondendo assim a um dos principais desafios que temos como sociedade.

Alcançar uma educação inclusiva, que acolha todas e todos implica desenvolver uma educação cooperativa numa sociedade cada vez mais competitiva, isto quando vivemos com modelos educacionais conservadores, onde os menos capazes tendem a ser excluídos e segregados.

Por isso, o compromisso com a Educação será sempre uma preocupação do Município.

Continuaremos a defender o serviço público da Educação, pois consideramo-la como um serviço essencial, que deve ser acessível a todos, sem distinção de classes, em condições de igualdade de oportunidades, com garantia de regularidade e continuidade, adaptada progressivamente às mudanças sociais e novas necessidades educativas.

A educação ultrapassa o contexto escolar, por isso defendemos que a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia cooperem com o cumprimento dos principais objetivos do sistema educativo:

• Os resultados escolares, ajudando que todos possam atingir o êxito na educação obrigatória;
  • Diversificação dos cursos de formação profissional adaptados às necessidades e perspetivas de desenvolvimento no concelho;
  • Educação para a cidadania democrática que implica a participação na vida da comunidade;
  • Incentivo à aprendizagem ao longo da vida, aumento das qualificações dos nossos recursos humanos;
  • Garantir a equidade e a excelência do sistema educativo que esteja sobre a tutela da Câmara Municipal.