Relatório Reclamações/Sugestões

Relatório Reclamações/Sugestões

O Município de Paços de Ferreira tem vindo a apostar na melhoria dos serviços, designadamente na introdução do sistema de contabilidade de custos e no reforço da modernização administrativa.

A par destas medidas, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira promove todos os dias uma política de proximidade para com o cidadão ouvindo-o, na procura da satisfação de necessidades individuais e coletivas da comunidade local.

É através do atendimento público, com preenchimento eletrónico de formulários, ou por via eletrónica (e-mail, rede social ou site do Município), que chegam à Câmara Municipal sugestões e reclamações dos Munícipes, matéria que refutamos de elevada importância. 

Trata-se, pois, de um instrumento de gestão que assegura a melhoria contínua dos serviços.

A análise das reclamações favorece um clima de interação sucessiva entre os vários agentes modelo de organização camarária, desde a receção da reclamação à sua satisfação, tendo sempre como objetivo a plena satisfação das necessidades dos Munícipes e o encurtamento de tempo de reposta às reclamações, cronograma que apresenta cada vez mais sucesso neste item, como se pode ver no quadro anexo.

O relatório que anexamos contém reclamações e sugestões efetuadas relativamente ao ano de 2015 junto do balcão público de atendimento ao Município e das demais formas de reclamação/sugestão em vigor, sendo de destacar que a falta de limpeza em terrenos privados lidera a lista das reclamações (19,6%), seguido da falta de iluminação pública ( 13,8%)- apagamento/desligamento de lâmpadas.

De notar que a maioria das reclamações provém de munícipes residentes nas áreas urbanas, designadamente da cidade de Paços de Ferreira, freguesia de Paços de Ferreira-Modelos, onde se verifica maior densidade populacional, com mais escolaridade e com melhor acesso a serviços e a bens de consumo.

Estatísticas de Reclamações (.pdf)

Estatísticas de Reclamações pág.1 (.pdf)

Estatísticas de Reclamações pág.2 (.pdf)

Estatísticas de Reclamações pág.3 (.pdf)

Estatísticas de Reclamações pág.4 (.pdf)

Estatísticas de Reclamações pág.5 (.pdf)