PLANO INTEGRADO E INOVADOR DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR DO TÂMEGA E SOUSA

PLANO INTEGRADO E INOVADOR DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR DO TÂMEGA E SOUSA

A concretização plena do direito à educação enquanto direito fundamental, o investimento no capital humano e o reforço de medidas que incrementem a educação inclusiva, o desenvolvimento e a coesão social, estão presentes na vida quotidiana das escolas, municípios e entidades supraconcelhias enquanto objetivo estratégico, prioritário.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa - PIICIE-TS é dirigido aos 11 Municípios que integram a CIM, tendo-se recolhido contributos para a sua conceção n que concerne às especificidades e ações adequadas a cada um dos territórios. O Município de Paços de Ferreira, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa implementa, desde dezembro de 2018, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, projeto financiado no âmbito do Fundo Social Europeu, Portugal 2020 e NORTE 2020. O programa concorre para uma estratégia global e alargada de prevenção e combate ao insucesso escolar de todos os alunos, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário. Entende-se imperativo reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e estabelecer condições para a criação de escolas atrativas, inovadoras e criativas, que potenciem e otimizem os processos de ensino e aprendizagem.
Cada território possui especificidades, diversas formas atuação e de interação entre os seus interlocutores locais. Esta dinâmica requer um estudo prévio por parte da equipa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa - PIICIE-TS, uma vez que o conhecimento/ reconhecimento do território vai permitir uma intervenção adaptada.
Dentro do plano de ação intermunicipal, além da participação nas operações transversais previstas na candidatura, Paços de Ferreira apostou na Operação 1. Compreender, Acompanhar e Progredir com a contratação de uma robusta equipa multidisciplinar para implementar a Atividade DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia, Solidariedade) e na Operação 4. Laboratórios de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, com a aquisição de equipamentos diversos para apetrechamento das escolas públicas do concelho.
VER MAIS AQUI
 
Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE-TS) ACEDA AO LINK AQUI