Mosteiro de Ferreira

Mosteiro de Ferreira

Na freguesia de Ferreira fica uma das jóias do património das Terras de Sousa, o Mosteiro de Ferreira. Com uma forte influência, na Idade Média, no povoamento e desenvolvimento agríco­la e cultural da região, a Igreja Românica de S. Pedro de Ferreira que chegou aos nossos dias é um teste­munho impressionante da arquitectura do século XII. Nela se podem encontrar influências tão diversificadas como as da escola de Zamora, patentes no pórtico; da escola de Coimbra, visíveis nos capi­téis e, ainda, de uma escola local, com paralelos a Unhão, na bela cantaria das duas portas laterais.

A Igreja é de uma força e robustez impressionantes, de uma só nave, com contrafortes adossados no exterior e interior. Possui um nartex exterior com cam­panário que, embora de época posterior, se articula harmoniosamente com a cons­trução do séc. XII. O pórtico de entrada é de cinco arcos com colunas simples e capi­téis profusamente trabalhados.

O interior, de uma só nave, dá aces­so a uma capela-mor que tem uma marca de influência galega, com forma poligonal e uma funda arcada em mitra e entrada com arco triunfal. A abóbada da capela-mor apresenta dois tramos muito nítidos nas suas formas e volumetria.

A pia baptismal existente na Igreja, de estilo manuelino e que ostenta as ar­mas de D. Diogo de Sousa, merece também uma referência. Existe ainda no in­terior uma imagem gótica (séc. XVI) de S. Pedro, Padroeiro do Mosteiro.