MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Mensagem do Presidente da Assembleia Municipal

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Estimad@ Munícipe

Movido de forte espírito cívico, de entrega apaixonada à causa pública e ciente da responsabilidade que me confiaram, aceitei, sem hesitações, a função de Presidente da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira.

Todos sabemos que estas funções são transitórias, regem-se, em norma, por um espaço temporal correspondente ao mandato autárquico e, nesse sentido, tentarei honrar o voto daqueles que me confiaram esta tarefa.

Ao Presidente da Assembleia Municipal compete ser, antes de mais, fator de coesão social e parlamentar, vestindo a camisola de árbitro, quando ocorre a salutar contenda político-partidária, e manter-se atento à dinâmica do Executivo, órgão a quem compete gerir o destino do nosso Concelho.

Sei que à Assembleia Municipal e aos seus membros está reservado o papel fiscalizador da atividade municipal, que têm, não só o direito mas o dever de intervirem e de participarem na discussão das grandes causas, sem que tal signifique transformar a Assembleia Municipal num órgão acossador, excessivamente contundente ou, reduzir este parlamento local às mãos de tribunos sofistas e de retóricas vãs.

O verdadeiro debate político, centrado nos temas propostos, antes e na Ordem do Dia, deve encontrar terreno fértil neste fórum democrático, porque os nossos concidadãos esperam que todos os membros eleitos saibam honrar com a sua postura o contrato social e político estabelecido com os eleitores.

Da minha parte serei rigoroso, para evitar desvios às questões essenciais, e reafirmo, mais uma vez, o meu propósito de contribuir para a salutar discussão pública, criando um verdeiro espaço de debate democrático, com as suas evidentes diferenças ideológicas.

Na diversidade de opinião é possível congregar soluções unânimes, como é possível construir um futuro melhor. Acredito.

Miguel Costa

Presidente da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira