MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Mensagem do Presidente da Assembleia Municipal

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Diálogo e responsabilidade democrática

É uma Honra ter sido eleito, pelo Povo e pela maioria dos membros desta Assembleia, Presidente da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira. Depois desta eleição, em que os resultados nos devem levar a refletir sobre a democracia e os órgãos autárquicos, percebamos também como a simbólica é geradora da identidade de uma comunidade.

O local onde tomamos posse, no Rés do Chão da Casa da Igreja e Museu da Citânia de Sanfins, é um símbolo da importância da Assembleia Municipal na vida autárquica do nossos Município. A Assembleia Municipal é o fundamento da democracia e o principal dos órgãos autárquicos.  A Lei atribui competências específicas à Assembleia e incumbe este órgão de funções que, para além de fiscalizarem a Câmara, orientem o futuro do Município.

Cada um dos membros desta Assembleia é responsável pelas suas decisões e pelo seu voto.

No decorrer deste mandato seremos chamados a tomar decisões sobre matérias muito importantes e que vão condicionar a vidas das Pessoas durante vários anos. Teremos de decidir, entre outras coisas, sobre a distribuição da energia elétrica, sobre recolha e tratamento dos lixos e ainda sobre transportes.

A responsabilidade última é de quem aprova e não apenas de quem apresenta as propostas. A Assembleia Municipal é quem aprova ou rejeita as propostas que nos chegam da Câmara Municipal e temos de, dignamente, assumir as responsabilidades das nossas decisões e das nossas omissões.

A todos e a cada um dos membros da Assembleia Municipal, aos membros da Câmara Municipal e aos munícipes, os votos de um bom mandato, em diálogo e responsabilidade democrática.

Ricardo Pereira