Pelourinho de Paços de Ferreira

Datado do século XVIII situado nas traseiras do Museu Municipal. Apresenta plataforma de planta quadrada e base monolítica com encaixe central para o fuste cilíndrico. Sobre o ábaco dorico, ergue-se um volume cúbico com o escudo nacional numa das faces e as outras decoradas com molduras. Saliente sobre o escudo está a coroa real e no centro um volume prismático com remate bolcado. Considerado imóvel de interesse publico pelo Dec. N.º 23122, de 11/10/1933

ACESSO e LOCALIZAÇÃO:
No jardim Público em frente ao Museu Municipal - Museu do móvel, na Praça Dr. Luís.

ENQUADRAMENTO:
Urbano e a demarcar um espaço cívico central à cidade e ao Museu.

CRONOLOGIA:
Há referências documentais (referidas por exemplo por Ferreira de Almeida) a um Pelourinho Quinhentista que desapareceu. Como Paços de Ferreira adquiriu o estatuto de Concelho em 1836 o actual Pelourinho é também recente embora anterior á construção dos Paços do Concelho, obra do Dr. João Meireles, entre 1910 e 1918.

DESCRIÇÃO:
O Pelourinho assenta numa plataforma quadrada, tem um fuste cilíndrico que termina em ábaco do tipo dórico, sobre o qual repousa uma forma cúbica, com três faces decoradas por molduras e uma delas apresentando o Esendo, assenta a Coroa Real, com remate boleado ao centro. É tido como um Pelourinho de Bola.

BIBLIOGRAFIA:
ALMEIDA, José Ferreira, "Tesouros Artísticos de Portugal" (1976)