APRESENTAÇÃO DA XII SEMANA GASTRONÓMICA DO CAPÃO À FREAMUNDE

A Semana Gastronómica do Capão à Freamunde vai decorrer de 1 a 13 de dezembro na cidade de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira. Esta iniciativa, que visa a promoção do capão, continua a surpreender pelo número de restaurantes aderentes: este ano são 16 restaurantes que participam no concurso gastronómico, que confere ao restaurante vencedor o prémio de melhor Capão.

O prémio será entregue no dia 12, na Quinta do Pinheiro, em Freamunde, durante o jantar de Gala promovido pela Associação de Jovens Ao Futuro (AJAF), com o apoio da Confraria do Capão, da Associação de Criadores de Capão e da Junta de Freguesia de Freamunde, em parceria com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

Neste evento, reúnem-se à mesma mesa vários apreciadores deste prato, convidados de Confrarias, produtores e gastrónomos, jornalistas e personalidades estrangeiras que se deslocam à Capital Europeia do Móvel para da saborearem um “manjar dos deuses”.

No dia 13 de Dezembro, realiza-se a tradicional “Feiras dos Capões”, onde vários produtores de galináceos participam no concurso de melhor capão vivo. Esta é uma ocasião única para serem apreciados diversos exemplares de rara beleza, alguns exibindo um soberbo porte físico. O concurso visa, fundamentalmente, incentivar os criadores de capão a manterem viva esta tradição de Freamunde.

A certificação do Capão à Freamunde, com a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), atribuída pela Comissão Europeia, tem levado a Câmara de Paços de Ferreira a apostar na promoção desta especialidade em diversas capitais europeias, de modo a que o capão à Freamunde ombreie lado a lado com outras especialidades da gastronomia europeia e mundial.

Embaixadores do Capão à Freamunde:

O Chef bi Gourmand Ricardo Costa, do Restaurante Casinha Velha - Marrazes, Leiria Michelin;

Chef bi Gourmand Renato Cunha, Restaurante Ferrugem Vila Nova de Famalicão;

Chef Estrela Michelin Tiago Bonito, Casa da Calçada, Largo do Paço, Amarante;

Chef Estrela Michelin Miguel Laffan, L’And Vineyard, Montemor-o-Novo;

Chef Adozinda Gonçalves, do Restaurante Monte Murado, Vila Nova de Gaia;

Chef José Cordeiro, The Blini, Porto;

Chef Maria Palmira Pereira, Restaurante Bocados, Ponte de Lima.