ESTUDO DE VALORIZAÇÃO DA CITÂNIA DE SANFINS E CASTRO DO MONTE PADRÃO

Realizou-se ontem (dia 19 de abril) a primeira reunião conjunta entre as Câmaras Municipais de Paços de Ferreira e S. Tirso, presidida pelos presidentes Humberto Brito e Joaquim Couto, tendo em vista o desenvolvimento de um projeto intermunicipal para edificação de um grande Parque Metropolitano (com cerca de 700 hectares), envolvendo freguesias dos dois municípios.

Um dos grandes objetivos do estudo agora iniciado, e que será supervisionado por uma comissão conjunta dos duas autarquias, é a harmonização e valorização conjunta do património diversificado (arqueológico, paisagístico e cultural…) existente no Castro do Monte do Padrão (S. Tirso) e a Citânia de Sanfins (Paços de Ferreira), em toda a sua zona envolvente.

O território, que se estende entre estes dois sítios arqueológicos é um dos 11 parques reconhecidos pela Área Metropolitana do Porto, tendo o presidente Humberto Brito reforçado o interesse no aprofundamento das relações com S. Tirso.

Humberto Brito lembrou que, da parte do Município de Paços de Ferreira, já está em curso um projeto de valorização da Citânia de Sanfins, dos seus percursos e trilhos existentes.