HOMENAGEM A LEÃO DE MEIRELES

No âmbito da celebração das comemorações do centenário do falecimento do doutor Joaquim Leão de Meireles, que terão lugar dentro de um ano no nosso concelho, o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, convida toda a população e os senhores jornalistas a assistirem à homenagem que será prestada a esta político e cidadão ímpar da história de Paços de Ferreira.

A efeméride realiza-se no próximo domingo, dia 19 de Março, às 12 horas junto à estátua de Leão de Meireles no jardim municipal, defronte ao Museu do Móvel, com atividades abertas à participação de todos os cidadãos.

Leão de Meireles foi o único presidente de Câmara deste concelho, digno merecedor de uma estátua, desde março de 1924.

Médico, Republicano, Leão de Meireles teve forte influência na vida do concelho, depois da Implantação da República.

Foi administrador do concelho, presidente da Câmara Municipal, deputado e senador da República.

Homem de dimensão política sem precedentes no nosso Concelho, Joaquim Leão Nogueira de Meireles, assumidamente republicano, foi percursor na defesa da Educação.

A ele se deve a construção das primeiras escolas neste concelho, a construção do edifício camarário e a construção do primeiro Hospital concelhio, o Hospital da Misericórdia de Paços de Ferreira, além de ter sido fundador do primeiro jornal local: o Jornal de Paços de Ferreira.

Médico invulgar faleceu em 1918 de febre epidémica, vítima da profissão que abraçou com tamanha paixão.

Espelha bem do seu espírito humanista e reformista a afirmação lavrada em ata no livro de Atas da Comissão Executiva da Câmara Municipal (sessão de 9 de maio de 1918), ano do seu falecimento: “Quão grande foi o seu desinteressado amor pela sua terra e pelo seu povo”.

A vossa presença muito nos honra!