Notícias

Primeiro Ministro anuncia reabilitação urbana de bairros sociais

Paços de Ferreira recebeu hoje o Primeiro Ministro, António Costa, que escolheu este concelho para divulgar o arranque dos concursos para a reabilitação urbana a nível nacional. Recebido no emblemático Bairro Social do Outeiro por Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, António Costa visitou ainda a Escola Secundária de Freamunde onde foi apresentado o programa.

Num concelho onde, segundo Humberto Brito, “ninguém está condenado à pobreza e onde todos têm, em igualdade de circunstância, direitos e deveres”, foi reforçada pelo autarca a necessidade de uma intervenção profunda no Bairro Social do Outeiro, em Freamunde. Assim, o programa, que foi apresentado em maior detalhe peloSecretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e ao qual a autarquia se candidatará, contempla medidas que proporcionarão aos habitantes um maior conforto nas suas casas e uma maior eficiência energética das mesmas.

O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira aproveitou a oportunidade para oferecer ao Primeiro Ministro uma réplica do guerreiro de Sanfins, ícone do concelho e símbolo protetor, colocando-se ao dispor para “continuar a trilhar o caminho do progresso”.

No decorrer desta visita, para além da apresentação de um filme sobre a Reabilitação Urbana de Bairros Sociais, foram apresentadas algumas considerações sobre o tema por Vasco Peixoto de Freitas, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, bem como apresentado o Programa Nacional de Reformas pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.