Transparência no município de Paços de Ferreira

O esforço e empenho do executivo da Câmara Municipal de Paços de Ferreira fez com que autarquia conquistasse, em 2016, o 14º lugar no Índice de Transparência Municipal (IMT). O município conquistou 92.58 no global dos critérios de avaliação, num total de 100. Uma subida de mais de 100 lugares, relativamente aos anos anteriores (em 2014 ocupava o 121.º lugar).

A transparência na informação do município é clara e tem subido anualmente. Em 2016 a classificação foi para as áreas económico-financeira, contratação pública e planos e relatórios (100%), urbanismo, relação com a sociedade e taxas e regulamentos (92%) e organização, composição e funcionamento (71%).

O Índice mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: informação sobre a Organização, composição social e funcionamento do Município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência Económico-Financeira e transparência na área do Urbanismo.