Romancista Gonçalo M. Tavares em Paços de Ferreira

Paços de Ferreira recebe, no próximo dia 17 de fevereiro, o romancista Gonçalo M. Tavares. A tertúlia, em torno da obra ‘Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai’, insere-se no projeto + Paços Literatura e realiza-se às 21h30, na Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira.

A entrada é livre.

A obra retrata a história de Hanna e Marius, em Berlim, no Século XX. Marius encontra uma menina perdida à procura do pai. Hanna, tem cabelos castanhos, olhos pretos, catorze anos, fala com dificuldades, entende mal o que lhe acontece, não percebe o raciocínio dos outros… está perdida. Marius está com pressa, mas muda o seu percurso para a acompanhar. A sua busca leva-os até Berlim, a um hotel com corredores que lembram fantasmas da guerra — e os dois circulam entre as obsessões e os escombros do seu século.

Gonçalo M. Tavaresnasceu em 1970. Desde 2001 publicou livros em diferentes géneros literários e está a ser traduzido em mais de 50 países. Os seus livros receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro. Com Aprender a rezar na Era da Técnica recebeu o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), prémio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Salman Rushdie, Elias Canetti, entre outros. Alguns outros prémios internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), Prix Littéraire Européen 2011 (França). Foi também por diferentes vezes finalista do Prix Médicis e Prix Femina. Uma Viagem à Índia recebeu, entre outros, o Grande Prémio de Romance e Novela APE 2011. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses académicas, etc.