Home
  • Juventude - Tu.es

    Portal da Juventude

    Juventude - Tu.es

     

     

    + Ação Social

    Portal da Ação Social

    + Ação Social

      - Cartão Municipal Sénior

      - Apoio às famílias

      - Paços com Sorrisos

      - Unidade Móvel de Saúde

      - Gabinete de Apoio á Vitima

      - Gabinete de Psico-Oncologia

     
     

    + Desporto

    Portal do Desporto

    + Desporto

     

         

    + Educação

    Portal da Educação

    + Educação

     

182º Aniversário de Paços de Ferreira

No dia 6 de novembro comemora-se o 182.º aniversário da fundação do Concelho de Paços de Ferreira. CONVIDAMOS A POPULAÇÃO A ESTAR PRESENTE!

Essa é, pois, uma data adequada para homenagear pessoas e instituições que tenham prestado ao Município serviços considerados relevantes e excecionais, designadamente, de que resulte maior renome para o Concelho, maior benefício coletivo ou honra especial, ou que tenham conquistado a mais alta admiração e estima de todos os pacenses.

Nos termos do disposto no Regulamento Municipal para a Concessão de Medalhas do Concelho de Paços de Ferreira, cabe ao Presidente da Câmara propor a atribuição das Medalhas Municipais.

Aprovada por unanimidade a proposta do Presidente de Câmara, Humberto Brito, em reunião do Executivo Municipal, vão ser distinguidas no dia do Concelho as seguintes personalidades e instituição:

 

ALBINO ANTÓNIO CARNEIRO DE ANDRADE,

MEDALHA MUNICIPAL DE HONRA

 

Vice-Presidente do Banque BCP France, Diretor Geral/Coordenador do Millennium BCP Norte, Diretor Coordenador Residentes Exterior, Diretor Coordenador da Direção de Gestão de Segmentos, Diretor Regional Millennium BCP, Assessor da Comissão Executiva e Diretor Coordenador do Credibanco (2000), Responsável pelo projeto Avançar MBCP 2017 (projeto estruturante e estratégico do Banco), Responsável pelo projeto M 2012 (projeto estruturante e estratégico do Banco) e Responsável pelo lançamento Banca Telefónica (1995).

 

ARMANDO COELHO FERREIRA DA SILVA, PROFESSOR CATEDRÁTICO

MEDALHA MUNICIPAL DE HONRA

Arqueólogo e Professor Universitário, com principal área científica de docência e investigação relacionada com a proto-história e a romanização, em particular da cultura castreja do noroeste peninsular, e com temas de museologia e património. Dirige o Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins, desde 1982, e o Centro de Arqueologia Castreja e Estudos Célticos, em Paços de Ferreira.

 

FERNANDO GIL PIRES DE MELO, GASTRÓNOMO, EMBAIXADOR DO CAPÃO À FREAMUNDE

MEDALHA MUNICIPAL DE ALTRUÍSMO E MÉRITO

Delegado Científico NATO EUCLID no Research Technology Programme RTP 9.5, Ground Segment Technology, representando Portugal. Autor do guia Restaurantes de Portugal (2014), Cofina/Continente, Embaixador honorário do “Capão à Freamunde”, desde 2013; Autor do Guia Turismo no Douro (2009), Estrutura Missão Douro; Autor do Guia de Restaurantes e Vinhos de Portugal (2007), Revista de Vinhos, Presidente de Júri do Concurso Mundial de Bruxelas (Vinhos), desde 2004.

 

ORFEÃO DE EIRIZ, GRUPO CORAL

MEDALHA MUNICIPAL DE ALTRUÍSMO E MÉRITO

A 11 de Novembro de 1987 foi fundada a Associação. O Orfeão de Eiriz tem sede na Freguesia de Eiriz. Desde tempos imemoriais que as gentes de Eiriz demonstraram uma excecional aptidão para o canto e para a música. Trata-se de uma freguesia com tradições seculares na música. Talvez a ruralidade do passado ajudasse a desenvolver tão boas vozes. Durante os anos 60, havia muitos filhos da terra espalhados pelas diversas filarmónicas da região, que davam para formar uma banda. Este modo de ser tão natural, tornou Eiriz conhecida como a “Aldeia da Música”. Em 1988 fez a sua primeira gravação em estúdio e as crescentes solicitações para o grupo cantar foram deixando no ar a frescura e leveza de um excelente timbre musical.

 

REINALDO DA SILVA CAMPOS, MÚSICO E MAESTRO DO ORFEÃO DE EIRIZ

MEDALHA MUNICIPAL DE ALTRUÍSMO E MÉRITO

Iniciou os estudos musicais aos 10 anos com o Professor Albano Neto. Aos 11 anos entrou como executante na Banda Marcial de Paços de Ferreira, onde permaneceu durante vários anos, tocando “Cornetim”. Além da participação em filarmónicas, aproveitou a passagem pela instituição militar onde, além de músico, concluiu os cursos de harmonia, de instrumentação, de acústica, de direção de bandas, de técnica vocal e de direção de coros. Como executante domina os seguintes instrumentos musicais: o fliscorne, o cornetim, o trompete e o eufónio. Possui carteira profissional de trompete, com averbamento de regente de bandas e coros.

 

ZEFERINO JÚLIO DE MATOS BARBOSA, EMPRESÁRIO E PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PAÇOS DE FERREIRA

MEDALHA MUNICIPAL DE ALTRUÍSMO E MÉRITO

Em conjunto com a esposa Teresa Barbosa, são os gerentes de um grupo de empresas, onde se destacam também, para além da Agência Continental, a Zeferino Barbosa – Mediação de Seguros; a Asobrab – Mediação de Seguros; a Arquipaços e a Sasobrab. Tem ao serviço 73 colaboradores, divididos em 4 escritórios, que fazem da Agência Continental um grupo credível, aceite por todos como baluarte de bem servir e honestidade. Atualmente partilha a sua atividade profissional com a Presidência da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, cargo que exerce desde 2009 como Vice-Presidente e desde 2012 como Presidente.

 

CONVIDAMOS A POPULAÇÃO DO NOSSO CONCELHO A ASSOCIAR-SE À EFEMÉRIDE !

 

 
 

 

COMEMORAÇÕES DO 182º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO CONCELHO DE PAÇOS DE FERREIRA. 6 DE NOVEMBRO (1836-2018). INTERVENÇÕES DOS HOMENAGEADOS

 

DISCURSO NA ÍNTEGRA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PAÇOS DE FERREIRA, HUMBERTO BRITO, NAS COMEMORAÇÕES DO 182º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO CONCELHO DE PAÇOS DE FERREIRA. 6 DE NOVEMBRO 2018  (1836-2018)

Balcão das Empresas


A Câmara Municipal de Paços de Ferreira anuncia o lançamento do Balcão das Empresas, o mais recente serviço municipal de apoio às empresas do concelho de Paços de Ferreira.
O Balcão das Empresas funcionará como um balcão de apoio na obtenção de fundos comunitários do Portugal 2020, alavancando projetos que beneficiem Paços de Ferreira e toda a comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento económico, o crescimento e a criação de emprego no concelho.

// Ler mais

 

Obras executadas e em execução no concelho

Câmara Municipal de Paços de Ferreira continua empenhada em renovar a rede rodoviária do concelho melhorando as condições de circulação e segurança dos utilizadores.

Dado o mau estado de muitas estradas nas diversas freguesias no concelho (500 kms de estradas municipais), o executivo municipal tem procurado acudir às situações mais urgentes. Este investimento continuará por todo o concelho, com especial enfoque no futuro nas freguesias de Eiriz e Sanfins.

// Ler mais