O Juventude Pacense foi o clube que recebeu a maior comparticipação financeira (19.660 euros), em virtude dos seus 340 atletas em actividade, divididos pelas modalidades de basquetebol (71 atletas – 3.195 euros), hóquei em patins (95 atletas – 4.205 euros), patinagem artística (73 atletas – 3.265 euros) e voleibol (101 atletas – 4.495 euros) e as majorações de modalidades, equipas femininas e escalões.
O recém-criado Clube de Badminton de Paços de Ferreira celebrou um contrato de desenvolvimento desportivo da modalidade de badminton no valor de 15.000 euros, comprometendo-se na formação de 110 atletas.
Nestes contratos os clubes obrigaram-se a proporcionar, a todos os que o desejem, especialmente aos jovens, a prática do desporto amador, sem a exigência de qualquer contrapartida ou contributo financeiro, aos que, justificadamente, careçam de recursos financeiros, e por seu turno, a Câmara Municipal comprometeu-se a prestar apoio técnico, administrativo, jurídico, médico, cedência de instalações para treinos e competições e pagamento das inscrições dos atletas nas associações e federações desportivas.
Com os exames médicos a Câmara Municipal investiu, durante a época 2008/2009, a importância de 22.815 euros.
Para Pedro Pinto, presidente do Município, “esta contratualização dos apoios e os critérios seguidos traduzem uma forma transparente de apoio ao movimento associativo/desportivo e de justiça e prémio, na medida em que toma por base a pessoa do praticante e incentiva a actividade dos agentes desportivos, nomeadamente dirigentes, envolvidos no processo de promoção do desporto no concelho” .